Parlamentares

Durante a campanha das eleições de 2022 o movimento Vamos com Eventos e Turismo oportunizou e buscou candidatos que compreendessem o setor, tivessem a consciente da realidade dos setores produtivos, experiências e projetos construtivos e assumissem compromisso com as suas causas.

 

Dentre os candidatos que assumiram esse compromisso com o setor, 41% foram eleitos e 41% ficaram como suplentes, avançando a representatividade.

Agora, acompanhamos os seus mandatos e você pode encontrar aqui as informações de cada parlamentar eleito que tem compromisso com o setor.

Encontre os Parlamentares

Você é Deputado Estadual ou Federal e deseja ter relação com o setor de eventos e turismo?

Clique aqui para assumir o compromisso

Felipe Carreras

DEFENDE O SETOR

O deputado pernambucano Felipe Carreras (PSB), de 47 anos, exerce o segundo mandato consecutivo na Câmara Federal. Entre 2013 e 2014, Carreras foi secretário de Turismo e Lazer do Recife. Nesse período, criou as ciclofaixas de turismo e lazer da capital pernambucana, além das Academias Recife, que oferecem acesso gratuito a equipamentos de musculação e instrutores profissionais para auxiliar os usuários. Esse projeto teve expansão pelo estado, sobretudo no interior. No pleito de 2014, Carreras foi eleito pela primeira vez deputado federal. Ele se licenciou para assumir a secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, cargo que ocupou até abril de 2018, quando retornou à Câmara Federal, disputou a reeleição e conquistou mais um mandato em Brasília. Felipe Carreras foi presidente do Fórum Nacional de Secretários estaduais de Turismo e, graças a ele, a capital Recife recebeu o hub da Azul Linhas Aéreas. No ano de 2018, Carreras foi premiado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) pela melhor política de conectividade aérea do Brasil: o estado de Pernambuco ultrapassou a Bahia em movimentação anual de passageiros pela primeira vez. Suas principais bandeiras de mandato no Parlamento estão voltadas ao esporte, entretenimento, cultura e lazer, e à saúde. O deputado preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Produção Cultural e Entretenimentos. Em 2021, o deputado foi eleito presidente da Comissão do Esporte da Câmara. Neste ano de 2022, Felipe Carreras soma 68 propostas legislativas de sua autoria e sete relatorias. Uma vitória marcante entre o ano passado e esse ano foi a aprovação do PL 5638/20 – que instituiu o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE) – que virou a Lei nº 14148/21. A mobilização do parlamentar e do setor de eventos fez com que fosse derrubado o veto presidencial nº 19 ao PERSE. O programa foi elaborado para socorrer os setores artístico, de entretenimento e de eventos, do turismo, entre outros correlatos. O principais pontos da matéria incluem a isenção, por 5 anos, do pagamento de impostos federais para as atividades desses ramos.

Ricardo Silva

DEFENDE O SETOR

Ricardo Silva tem 36 anos, é casado, pai da Helena, graduado em Direito, formado também em Filosofia, com pós-graduação em Sociologia. Atuou como advogado por vários anos e, em seguida, foi aprovado em concurso público para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Possui vasta experiência profissional, com passagem pelos principais órgãos de Justiça como o Ministério Público Federal e o Fórum de Ribeirão Preto. Em sua primeira eleição, em 2012, Ricardo foi eleito com uma votação histórica de 9.416 votos. Foi o mais votado daquele eleição e até hoje o mais novo a conquistar tal feito. Na Câmara Municipal, foi eleito o vereador mais atuante e o que mais fiscalizou as contas públicas. Sempre com uma atuação firme na defesa da transparência dos atos públicos e dos direitos do cidadão. Para Ricardo, a política requer coragem e independência para agir e, acima de tudo, sabedoria para ouvir as pessoas e respeitar o interesse público, que deve sempre nortear as ações de um mandato popular. Em 2014, chegou a disputar as eleições para deputado federal, também pela primeira vez, obtendo o expressivo resultado de 98.870 votos, conquistando a primeira suplência. Ricardo foi o 53º colocado entre todos os candidatos do Estado de São Paulo, o que garantiria a ele uma vaga entre os 70 deputados paulistas, se a Lei Eleitoral reconhecesse os mais votados, e não as coligações e o quociente eleitoral. Em 2016, com apoio da população, Ricardo Silva chegou ao segundo turno das eleições municipais, alcançando 111.697 votos ou 43,06% do total. Como profissional da Comunicação, ainda apresenta, quando não está em Brasília, o programa Rota da Verdade, pela Rádio Clube 1 e Rádio Clube AM, duas das emissoras mais tradicionais e importantes do interior do Brasil. Jornalista, atuou como repórter do SBT Ribeirão, no quadro Linha de Frente, com grande audiência em toda a macrorregião. Nestes dois anos como deputado, Ricardo se destacou trabalhando, pensando e agindo de uma nova forma, longe dos padrões de uma política antiga e ultrapassada. Ricardo ficou entre os dez parlamentares mais atuantes da Câmara, entre 513 deputados de todo o Brasil, com quase 500 proposições apresentadas. Entre os temas, o congressista aborda temas como o setor de eventos, proteção à mulher, pelas pessoas com deficiência, pelos idosos e também um trabalho incessante que ajudou, muito, todas as cidades da nossa grande região, diante dos impactos causados pela pandemia na saúde, no emprego e na área social. Foram recursos financeiros, equipamentos, autorização para abertura de leitos de UTI, respiradores, concentradores de oxigênio. E com destinação de verbas para centenas de entidades beneficentes, hospitais e prefeituras.

Zé Neto

DEFENDE O SETOR

Zé Neto sempre fez parte das lutas de sua gente. Cursou e formou-se em Direito na UFBA, nos anos 80, e como advogado logo se destacou defendendo associações, sindicatos e direitos coletivos da sociedade. Foi eleito vereador, em 2000, tendo sido o mais votado em sua terra: Feira de Santana, o que o tornou o primeiro vereador pelo PT no município; e eleito deputado estadual em 2002, sendo reeleito em 2006, 2010 e 2014. Encerrando a sua trajetória como deputado estadual, Zé Neto foi eleito em 2018 para nova missão como deputado federal. Iniciou uma batalha em busca de um Brasil melhor, em um período com tantas dificuldades diante de um Governo Federal que tenta entregar o patrimônio nacional ao capital internacional, e que ao invés de enfrentar uma das maiores crises humanitárias e sanitárias que a humanidade viveu com a COVID-19, preferiu o negacionismo, o ódio, a mentira e a fragilização do Estado, das políticas públicas e da atenção básica. Mesmo diante de tantas dificuldades, Zé Neto apresentou 706 proposições voltadas para áreas como saúde, educação, agricultura familiar, transporte, cultura, desenvolvimento econômico, esporte e mais atenção à zona rural e, com 100% de atuação e presença em plenário, foi também vice-líder do PT na Câmara.

EDUARDO BISMARCK

DEFENDE O SETOR

Eduardo Bismarck é cearense, advogado e deputado federal eleito com 87.009 votos pelo PDT-CE. É membro da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e de 3 importantes Comissões da Câmara dos Deputados: Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJC), Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e Comissão de Turismo (CTUR). Além disso, é Presidente da Frente Parlamentar Mista da Inteligência Artificial e tem como principais bandeiras de seu mandato o turismo, a educação, o desenvolvimento tecnológico e o municipalismo. Foi premiado duas vezes como um dos 150 políticos mais influentes do Congresso, com atuação reconhecida na categoria “Em Ascenção”, realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP. Recebeu o Prêmio Deputado Digital 2021, da Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital. É integrante da Elite parlamentar, levantada pela Arko Advice. Por fim, recebeu 5 estrelas pelo Índice Legisla Brasil.

Flávia Morais

DEFENDE O SETOR

Formada em Educação Física, teve sua primeira oportunidade de atuação pública como primeira-dama de Santa Bárbara, no início da década de 1990. Entre outras ações, ela criou a Escola Profissionalizante Coração de Mãe, intensificou as atividades com os idosos, gestantes e inovou ao promover ações integradas de assistência social e saúde. Em 2001, já em Trindade, cidade que adotou como sua, teve outra oportunidade de atuar como primeira-dama, conduzindo com muita dedicação e fraternidade as ações sociais da cidade. A partir de 2003, passou a dividir sua atenção entre Trindade e a Assembleia Legislativa, quando foi eleita deputada estadual, com quase 24 mil votos, reelegendo-se com mais de 47 mil votos no pleito seguinte. Sua atuação na Assembleia, foi marcada pelo trabalho em defesa aos direitos da população goiana, sendo sempre firme nas discussões e decisões importantes para o Estado. Ao assumir a Secretaria de Cidadania e Trabalho do Estado de Goiás, em 2007, trabalhou pela consolidação de uma política de atenção e implantação de programas de assistência social, qualificação social e profissional. O Próximo desafio era ir para Brasília, e em 2011 foi eleita Deputada Federal, onde participa, até hoje, ativamente das atividades da Casa, em discussões e votações, seja em comissões permanentes e Especiais, seja no Plenário; Procuradora Adjunta da Procuradoria Especial da Mulher; foi relatora da CPI do Tráfico de Pessoas e autora da criação da Lei nº 12.732 de 2012, que estabelece o prazo máximo de 60 dias para o início do tratamento, em pacientes com neoplasia maligna (câncer). Com uma das votações mais expressivas de 2014, quase 160 mil votos, teve reconhecida sua atuação parlamentar em defesa dos direitos do povo goiano em sua reeleição. Já em 2018, ela bate seu recorde de votos, chegando a marca dos 169.774 votos, sendo a segunda parlamentar mais votada em Goiás. Dentre os grandes feitos em sua representatividade no Congresso Nacional, destaca-se a atuação junto as Comissões Permanentes: Legislação Participativa, como presidente; Trabalho, Administração e Serviços Públicos, Vice-Presidente; Seguridade Social e Família, Esporte; Defesa dos Direitos da Mulheres, Idoso. Além das Frentes Parlamentares Mista do Envelhecimento Ativo, que atou como presidente; de Apoio à Criação de Novos Municípios onde a deputada foi vice-presidente e da Atividade Física para o desenvolvimento Humano, que tem a deputada como 2ª secretária. Atualmente é Vice-Líder do PDT na Câmara dos Deputados.

Renata Abreu

DEFENDE O SETOR

A paulistana Renata Abreu exerce seu segundo mandato consecutivo de deputada federal pelo Estado de São Paulo. Casada, mãe de três meninos, é formada em administração de empresas, advocacia e pós-graduada em Direito Eleitoral. É presidente nacional do Podemos. Fez parte das manifestações populares de 2013 por um Brasil menos corrupto e mais justo, mas apenas gritar não bastava. Então, tendo política correndo nas veias (é filha de José de Abreu, deputado federal por dois mandatos), deixou as ruas para ser a voz do povo no Congresso. Defensora da democracia direta, decidiu com o povo o voto a favor do impeachment de Dilma Rousseff, da abertura de investigação de Michel Temer, da PEC do Teto dos Gastos Públicos, da redução da maioridade penal, contra o aumento do Fundo Eleitoral e em tantas outras questões debatidas na Câmara. É autora de três leis (13.931/2019, 13.718/2018 e 14316/2022) em defesa da mulher. Tem mais de 700 projetos tramitando no Congresso, destacando o que propõe aumento salarial do professor vinculado ao reajuste do subsídio dos parlamentares federais; educação com disciplinas que formem cidadãos para a vida em sociedade; e Internet como direito universal dos brasileiros. Devolveu os R$ 50 mil do auxílio-mudança dado a deputados federais reeleitos e protocolou projeto para acabar com regalia. Tem lutado contra o Foro Privilegiado, Aposentadoria Especial para político condenado e corrupção. Diretora social do Centro de Tradições Nordestinas, fundado pelos seus pais Cristina e José de Abreu para mudar o cenário de preconceito contra os migrantes nordestinos em SP, ela transformou o CTN no maior espaço assistencial de ajuda aos necessitados e no maior polo cultural nordestino da Capital paulista.

Bacelar

DEFENDE O SETOR

Bacelar nasceu em 9 de julho de 1957 no município de Esplanada, na Bahia. Características que são a marca de Bacelar, um administrador ousado e inovador que sempre despertou a vocação social da gestão pública em todos os cargos que ocupou. Foi assim, onde, depois de quatro mandatos alcança a Presidência da Casa, em 1995. Em 2006, com o apoio de inúmeras comunidades de Salvador e municípios baianos elege-se deputado estadual. Em 2010, Bacelar renova o mandato de deputado estadual e se licencia para assumir um extraordinário desafio: a Secretaria de Educação de Salvador, cargo que ocupou até 2013. Com o lema, Educação em Primeiro Lugar, sua gestão foi reconhecida pela competência e inovação, priorizando a qualidade do ensino e a valorização dos professores, que conquistaram os melhores salários da história da categoria. Em 2015 elege-se deputado federal. Na Câmara dos Deputados desenvolve um mandato histórico em defesa da Educação e da Bahia. Mas é no segundo mandato que ficam evidentes as virtudes de homem público e político experiente. Além da intensa atividade legislativa, com inúmeras proposições e a relatoria de grandes projetos nacionais, Bacelar dedica-se como nunca a lutar contra o arbítrio e a fazer parte da grande frente de resistência ao autoritarismo. E coloca a sua capacidade de diálogo e de busca da unidade a serviço da nação.

Newton Cardoso Jr

DEFENDE O SETOR

Newton Cardoso Jr tem 41 anos e está no segundo mandato de Deputado Federal. Filho do ex-governador Newton Cardoso e da ex-deputada e Prefeita de Pitangui, Maria Lúcia Cardoso, é casado e pai de 4 filhos. Newton Jr tem um histórico de muito trabalho por toda Minas Gerais, com investimentos na saúde, segurança, educação, infraestrutura, dentre outros benefícios. Na Câmara dos Deputados, foi relator do REFIS, que ajudou na recuperação das micro e pequenas empresas e resgatou milhares de empregos em todo o País. Newton Jr defende a redução de impostos, aumento da renda, habitação para todos e dignidade para a população mais carente. Seguindo o exemplo do seu pai, o eterno Governador Newton Cardoso, tem trabalhado intensamente pelo bem-estar e melhoria da qualidade de vida do povo mineiro e brasileiro. Foi Presidente da Comissão de Turismo e defensor da legalização dos jogos.

Delegada Sheila

APOIA O SETOR

Sheila Aparecida Pedrosa de Melo é mãe do José e dos trigêmeos Marcos, Moisés e André, delegada de Polícia Civil. Casada com o deputado Federal Charlles Evangelista, Sheila é Juiz-forana de coração, suas principais bandeiras são: a valorização das forças de segurança, a defesa das mulheres, o combate à pedofilia, a luta contra o trabalho escravo e o crescimento econômico das regiões mineiras. É bacharel em Direito, formada pela Fundação Toledo Prudente, de Presidente Prudente (SP), e pós-graduada em Ciências Penais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi inspetora da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante seis anos. Depois disso, tornou-se delegada da Polícia Civil, exercendo a função em Ubá (Zona da Mata) e Juiz de Fora, onde foi titular do Núcleo de Ações Operacionais (NAOP), delegada de Trânsito, titular da Delegacia de Mulheres e a primeira mulher a se tornar titular da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juiz de Fora. Assumiu, em 2019, seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), tendo recebido 80.038 votos. Atualmente é vice presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMG e presidente da Frente Parlamentar pela Retomada das Obras do Hospital Regional. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais também preside a Frente Parlamentar Mista Juntos contra a Pedofilia, que reúne profissionais e especialistas na defesa dos direitos da Criança e do Adolescente e promove ações, estudos e legislações sobre a temática. Através do deputado Federal Charlles Evangelista, apresentou um estudo que visa aumentar a pena para quem comete abuso, violência ou maus tratos contra crianças e adolescentes. Charlles é reletor do projeto que torna esse tipo de crime hediondo, sem direito a fiança, indulto e com pena dobrada.

Talles Alves Barreto

APOIA O SETOR

Talles Alves Barreto nasceu em Itapuranga, Goiás, filho do juiz Antônio Barreto (In Memoriam) e Adélia Alves Barreto. Advogado desde 1994, pós-graduado em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Casado, com a Desembargadora Federal do Trabalho, Iara Rios, pai de 3 filhos. Iniciou a vida política nos movimentos estudantis no final da década de 80. Foi Presidente do Fundo Especial de Revitalização do Estádio Serra Dourada e, posteriormente assumiu a presidência da Agência Goiana de Esporte e Lazer, ficando à frente da pasta até o ano de 2010. Na Presidência da AGEL, levou o esporte ao interior de Goiás, fortaleceu associações e ligas esportivas locais. Dentre os projetos desenvolvidos e implantados na sua exitosa gestão à frente da AGEL estão o Projeto 2º tempo: Crianças e adolescentes após o horário de aula, incentivadas a praticar esporte, com um objetivo social e de integração. Programa Pró-Atleta: Atletas de alto rendimento, através de um incentivo governamental, trazendo resultados significativos nas competições nacionais e internacionais. Programa Pintando a Liberdade: A reinserção social do reeducando onde os detentos do sistema Semiaberto, confeccionavam materiais esportivos, que eram utilizados nos projetos sociais Talles é reconhecido como um dos deputados mais atuantes da casa, ocupou o cargo de presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da casa. No período em que Talles esteve à frente da comissão, foram 1.378 projetos votados, já na comissão mista foram realizadas 108 reuniões com a votação de 359 projetos. Talles instaurou a CPI das Universidades que visa apurar a irregularidades em instituições de ensino superior e assumiu a presidência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Talles Barreto é defensor de uma Assembleia independente e foi uma importante voz no debate da PEC do Orçamento Impositivo, que garante aos deputados autonomia para destinar emendas aos municípios que representam.

Virmondes Cruvinel

APOIA O SETOR

O deputado Virmondes Cruvinel (União Brasil), de 42 anos, exerce o segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Goiás. Virmondes nasceu e cresceu na região do Parque das Laranjeiras, em Goiânia. Integrou o Movimento Escoteiro e despertou cedo para a política. Já na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, venceu as eleições pela presidência do Centro Acadêmico. Tornou-se advogado e procurador do Estado. Já foi professor de Direito Eleitoral na UFG e é comentarista fixo na Rádio Interativa FM. Virmondes foi o vereador mais votado de Goiânia em 2012. Em 2014, elegeu-se deputado com votação expressiva em Goiânia e várias cidades do interior, sendo reeleito em 2018. Suas principais bandeiras são a defesa da educação, cultura, saúde, pequenos empreendedores, direitos da cidadania e ações sociais. Virmondes já conseguiu transformar em leis mais de 80 projetos de sua autoria, sendo um dos mais eficientes de sua geração. Ele foi eleito sete vezes seguidas pela imprensa como deputado estadual mais influente de Goiás (certame promovido pela Contato Comunicação). Em 2020, foi candidato a prefeito de Goiânia e seu plano de governo mereceu destaque da imprensa por ser o mais completo para o enfrentamento da Covid-19. Nos últimos dois anos, Virmondes manteve seu ritmo de trabalho na Alego como presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Frente Parlamentar de Minas e Energia.

Marcelo Queiroz

APOIA O SETOR

Marcelo Queiroz é advogado formado na PUC-Rio, mestre em Economia pela IBMEC-RJ, pós-graduado em Direito Fiscal pela PUC-Rio e em Gerência e Gestão de Projetos pela UFRJ. Cursou o Strengthening Political Youth Organizations, da Fundação Friedrich Naumann Stiftung, em Grummersbach, na Alemanha. É um dos criadores do Movimento “Ficha Limpa” no Rio de Janeiro. Foi Vereador, Deputado Estadual, Secretário de Administração e Secretário de Meio Ambiente do município do RJ, Secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado e idealizador do RJPET. Realizou maior programa de castração gratuita da América. Criou o selo PET Friendly. Apaixonado pelos animais. Fez hemodiálise e é transplantado.

Luiz Carlos Motta

ENTENDE O SETOR

Luiz Carlos Motta ou simplesmente Motta, como ficou conhecido, é o primeiro deputado federal pelo estado de São Paulo a representar os comerciários. Motta foi eleito com mais de 75 mil votos nas eleições de 2018 e, desde então, atua na Câmara do Deputados, liderando as principais pautas de interesse dos brasileiros. Casado, pai de 2 filhos, é formado em administração e ciências contábeis, com ampla experiência em administração de recursos públicos e destinação de verbas para resolver carências importantes da população. Experiência essa que o fez se tornar membro titular da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público, em Brasília. Sozinho destinou mais de R$ 100 milhões em verbas estaduais e federais que foram ou ainda serão investidos, beneficiando centenas de municípios e ofertando melhorias para a saúde, infraestrutura, educação, saneamento básico, esportes, manutenção e auxílios às Santas Casas. Participou de mais de 300 projetos, inclusive o que incentiva a produção de carros 0 km para pessoas com deficiência. Nesses anos como deputado, Motta coleciona mais de 50 prêmios e títulos de parceiro de instituições. Está entre os 100 Deputados mais Influentes do Congresso Nacional, recebeu título de Bom Parlamentar, concedido pelo site Ranking dos Políticos e, recentemente, foi incluído na lista da Elite Parlamentar 2021. Como resultado de seus grandes esforços para atrair verbas para um dos maiores hospitais da Região noroeste do estado, Motta recebeu o título de Parceiro do Bem da Funfarme (fundação que administra o HB e HCM, em Rio Preto, hospitais que são referências para mais de 102 municípios). Motta também é presidente licenciado da Federação dos Comerciários (trabalhadores do comércio) e é o único representante da classe na Câmara Federal. Para os comerciários, Motta conquistou a regulamentação da profissão e participou diretamente da construção de mais de 14 mil casas, em todo o Estado, por meio da Cooperativa Habitacional da Fecomerciários, com parcerias de prefeituras, construtoras e bancos nacionais. Teve forte atuação no programa estadual Fórum em Rede: Criança não Trabalha, projeto que prevê a erradicação do trabalho infantil lutou pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio da dinâmica Café Sensorial.

Os candidatos estão organizados pelo cargo que estão disputando, Estado e também pela classificação de sua relação com o setor de eventos e turismo:

Você é candidato e tem envolvimento com o setor de eventos e turismo?

Clique aqui para divulgar seus materiais.

1

Entende o setor

São candidatos que compreendem o setor de eventos e turismo, possuem algum grau de reconhecimento e não tiveram atos que contrariam os objetivos do setor, como por exemplo:

Já votou favorável a projetos de interesse do setor

Não votou favorável a projetos que prejudicam o setor

Apresenta alguma relação com o setor

Tem intenção de representar o setor 

Apoiar a pauta nacional do setor de eventos e turismo.

2

Apoia o setor

São candidatos que além de entenderem o setor de eventos e turismo ou terem algum grau de pertencimento, já representaram o setor em alguma situação ao apresentam propostas eleitorais consoantes ao setor. São candidatos que, por exemplo:

Já votou favorável a projetos de interesse do setor

Não votou favorável a projetos que prejudicam o setor

Apresenta alguma relação com o setor

Defende ou já defendeu o setor

Apresenta propostas de interesse do setor. 

Apoiar a pauta nacional do setor de eventos e turismo.

3

Defende o setor

São candidatos que assumem o setor de eventos e turismo. Estes candidatos, além de entenderem o setor ou terem algum grau de pertencimento, de representaram o setor em alguma situação e apresentarem propostas eleitorais de interesse do setor, defendem, já defenderam ou defenderão o setor, como por exemplo:

Já votou favorável a projetos de interesse do setor

Não votou favorável a projetos que prejudicam o setor

Apresenta alguma relação com o setor

Defende ou já defendeu o setor

Apresenta propostas de interesse do setor

Mobiliza ou mobilizou demais agentes públicos e a sociedade em defesa do setor

Apoiar a pauta nacional do setor de eventos e turismo.