Materiais
de Apoio

Os impactos da pandemia no setor de turismo e eventos e os efeitos do PERSE na sua recuperação - Fundação Dom Cabral

A Fundação Dom Cabral realizou uma pesquisa que apresentar informações sobre o impacto da pandemia causada pela COVID-19 no setor de turismo e eventos; as soluções implementadas para mitigar os efeitos da crise; e os resultados, as perspectivas de recuperação do setor de turismo e eventos, assim como o reflexo na economia.
O relatório tem como objetivo explicitar a importância da Lei 14.148/2021 para a recuperação do setor de turismo e eventos diante dos impactos da pandemia de COVID 19 e mensurar seus efeitos.

Agenda
Legislativa

A Agenda Legislativa é um material realizado pela ABRAPE que aborda os principais Projetos de Lei relacionados ao setor que tramitam na Câmara dos Deputados e Senado. O documento abrange a análise de projetos de lei sobre os seguintes temas: Regulação da atividade de promoção de eventos; Direitos Autorais; Meia-entrada/gratuidade; Fomento para o setor; Turismo; Fiscal e crédito; e Ticketeiras.

Neste material, há os números dos projetos, as ementas, as autorias, os projetos apensados (proposições semelhantes que tramitam em conjunto) e a situação atual. Assim como um diagnóstico com a posição da entidade classificados em convergente ao setor, convergente ao setor com ressalvas, neutro ao setor, divergente ao setor com ressalvas e divergente ao setor.

O empresário Doreni Caramori Júnior, presidente da ABRAPE, destaca a importância do acompanhamento dos projetos que versam sobre temas de interesse do setor em Brasília. “Conhecendo os objetos que tramitam no Congresso Nacional, conseguimos nos mobilizar para que as decisões dos nossos representantes sejam as mais assertivas para o segmento. Além disso, oferece aos associados elementos para que discutam esses temas relevantes em seus estados e municípios”.

Pauta
Prioritária

Representamos empresários do Setor de Eventos e Turismo, responsáveis pela geração e manutenção de mais de 6,4 milhões de empregos diretos e indiretos nas cinco regiões do país e movimentando centenas de bilhões de reais, sendo responsáveis por 6,4% do PIB brasileiro, em 2022 (WTTC).

As atividades desempenhadas pelos empresários do Setor de Eventos e Turismo são reconhecidas pelo alto efeito multiplicador na economia local e capacidade descentralizadora, pois promovem o desenvolvimento econômico e social nas cinco regiões do país e em cidades de todos os portes.
Ocupando também destacada posição no ambiente de retomada econômica, o Setor de Eventos e entretenimento vem aos parlamentares da legislatura 2022-2026 apresentar seus pleitos e demandas de abrangência nacional, qualificadas como condições indispensáveis para o desenvolvimento e fortalecimento de tão importante atividade econômica.

Avaliação econômica do Perse

ESCLARECIMENTOS DO SETOR DE TURISMO, CULTURA E EVENTOS SOBRE O PERSE

LEI No 14.592, DE 30 DE MAIO DE 2023

Manifesto pela reforma tributaria

Importância socioeconômica do turismo